top of page

“AS AVENTURAS DA DRENI…” – Um recurso pedagógico na educação para a eficiência energética - 1º e 2º Ciclos

Oficina pedagógica de educação ambiental focada na divulgação e apresentação do recurso pedagógico “As Aventuras da Dreni, com a Lia, o Nicolau e a Estrelinha, na educação para a eficiência energética”, dirigida aos educadores do 1º e 2º ciclo.

A oficina consiste numa breve exposição dos materiais que integram o recurso pedagógico, nomeadamente o manual do educador e três animações de vídeo, e simulação das dinâmicas propostas nos respetivos suplementos de atividades. Promover-se-á a intervenção dos participantes através de dinâmicas de grupo de modo a trabalhar diferentes formas pedagógicas na abordagem à temática da eficiência energética, particularmente a partir dos temas centrais das animações.

O recurso pedagógico “As Aventuras da Dreni, com a Lia, o Nicolau e a Estrelinha, na educação para a eficiência energética” foi desenvolvido no âmbito do Programa Educativo de Eficiência Energética nas Escolas dos Açores, numa parceria entre a Azorina S.A. – Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza e a Direção Regional da Energia, com o objetivo de sensibilizar e promover a adoção de práticas e atitudes que promovam a eficiência energética e a utilização racional de energia junto dos mais jovens, envolvendo a comunidade educativa e as famílias.

Programa Eco-Escolas: o que é, como se implementa, alguns exemplos e boas práticas

Brevemente...

Voluntariado

Ambiental

Através desta oficina pretende-se dar a conhecer casos de Voluntariado Ambiental dirigido às camadas mais jovens, nas suas diversas vertentes.

Pretende-se também dar a conhecer mecanismo de apoio à definição/execução de programas de Voluntariado Ambiental na Região Autónoma dos Açores, incluindo os do Programa LIFE e Corpo Europeu de Solidariedade e outros mecanismos


Será ainda prestado algum auxilio a identificação de ideias/projetos de Voluntariado Ambiental, suscetíveis de posterior desenvolvimento/implementação pelos participantes.

Novo programa juvenil - Vigilante da Natureza Júnior

Vida Selvagem em Documentário

Técnicas e Estratégias de Campo

Educar para a redução e reutilização

Site_2.jpg

Trata-se de um estudo académico e científico pioneiro em Portugal sobre a elaboração de documentários dedicados à vida selvagem.

As fases de planificação, produção, as fases de realização, os cuidados a ter no terreno, toda a "mecânica" subjacente à realização de produções televisivas de médio e grande formato sobre natureza em geral e vida selvagem em particular.

Os melhores meios para obter as melhores imagens, a melhor forma de "levar o espectador ao cenário e não o cenário ao espectador".

 

É um módulo diverso, atractivo e intuitivo, que evoca o trabalho e a experiência dos mais prestigiados autores e realizadores de documentários sobre vida selvagem emitidos em muitas estações televisivas e por tal, mundialmente conhecidos. 

 

O módulo invoca igualmente a experiência do autor (Luís Henrique Pereira) que há quase duas décadas dedica especial atenção, nas diferentes plataformas da RTP, às referidas temáticas. 

Nesta oficina iremos abordamos o que é o estilo de vida Desperdício Zero e perceber se conseguimos viver sem produzir lixo.


Serão partilhadas várias estratégias simples que podemos utilizar no nosso dia-a-dia para reduzir o lixo que produzimos e, ainda, boas práticas a implementar na sala de aula e na Escola, com recurso a exemplos de trabalhos habitualmente realizados e indicação de alternativas mais sustentáveis

Esta oficina pretende apresentar o novo programa Vigilante da Natureza Júnior dos Açores (VNJA), um programa promovido pela Direção Regional do Ambiente e que surge com o intuito de estimular o interesse e o sentido de responsabilidade na preservação do património natural enquanto valoriza e divulga a atividade do corpo de Vigilantes da Natureza dos Açores.

A oficina será composta por três momentos principais: um primeiro momento dedicado à profissão de Vigilante da Natureza, um segundo momento dedicado ao programa (conceito e logística) e um terceiro momento de carácter prático. A componente prática da oficina irá debruçar-se essencialmente sobre a variante escolar deste programa, nomeadamente a elaboração e execução de um plano de ação para criação de um Clube Escolar – VNJA.

bottom of page