top of page
Site_2_edited_edited.jpg

Luís Pereira

Luís Henrique Pereira nasceu no Porto a 19 de Julho de 1970.

​

Membro Honorário da Ordem dos Biólogos desde Março de 2015.

​

Licenciado em Ciências da Comunicação, exerce as funções de Jornalista-redator, autor, apresentador e realizador de conteúdos documentais sobre vida selvagem, natureza e História Natural na RTP. Entrou para a Estação Pública em 1994 depois de ter passado pela Rádio Renascença e pela RFM como jornalista, locutor e realizador de conteúdos para programas radiofónicos.

​

Na estação pública de televisão, dedica há quase duas décadas especial atenção às áreas relacionadas com a História Natural e Vida Selvagem.

​

Autor, coordenador e apresentador do primeiro programa da história da televisão portuguesa de produção nacional e com continuidade dedicado à vida selvagem.

​

Documentários e Minidocumentários sobre vida animal no nosso país e em outras partes do mundo. Programa intitulado: "Vida Animal em Portugal e no Mundo".

​

Desde 2013 que se dedica em exclusivo à produção documentários de grande formato e grandes reportagens na RTP, tanto na área da Produção/Programas como na área da Informação/atualidades.

​

Neste momento trabalha em exclusivo para dois programas da Direção de Informação. O programa “Linha da Frente”, emitido às quintas-feiras no horário nobre da RTP 1 (21H00) e o programa “Outras Histórias” emitido às terças-feiras no horário nobre da RTP 1 (21h00).

​

Em 2012 é convidado a participar numa coprodução com o Parque Nacional da Gorongosa na realização do documentário. “Gorongosa, a Fénix Renascida”. Uma viagem surpreendente pelo Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique. Há quase uma década, o ambicioso programa de recuperação, encabeçado pelo multimilionário norte-americano e filantropo Greg Carr, já deu frutos. Dezenas de espécies de animais selvagens voltaram a um espaço de 4 mil quilómetros quadrados, devastado por 16 anos de Guerra Civil. Um documentário de 50 minutos emitido a 7 de Janeiro de 2013, dia de aniversário da RTP África.

​

Em 2013 produz, apresenta e realiza o documentário: “Tesouros Fósseis da Ilha Amarela” a convite da Universidade dos Açores. Uma viagem surpreendente à única ilha do arquipélago dos Açores com fósseis de 5 e 6 milhões de anos, a céu aberto. Uma das jazidas mais importante do Atlântico Norte. Acompanhou no terreno durante uma semana, o trabalho e as descobertas científicas de investigadores nacionais e estrangeiros reconhecidos nacional e internacionalmente. É uma expedição aos Tesouros Fósseis e à Paleontologia na Ilha de Santa Maria, nos Açores.

​

Entre 2013 e 2015 idealiza, produz, e realiza a série intitulada “Natureza e Vida Selvagem”. Série constituída por 4 documentários de 25 minutos cada emitida em janeiro de 2015 na RTP 2.

​

Autor, apresentador, produtor e realizador do primeiro documentário de grande formato e de produção nacional exclusivamente dedicado à vida dos insetos intitulado “A Vida Secreta dos Insetos” com a duração de 50 minutos (dois anos e meio de trabalho de campo) emitido em Abril de 2015 na RTP 2.

​

Em 2014 idealiza e apresenta, desta vez na ANTENA 1, o primeiro programa da história da rádio em Portugal de produção nacional e em continuidade, exclusivamente dedicado à vida selvagem intitulado: "SANTUÁRIOS SELVAGENS". Estreou a 5 Janeiro de 2014 e já tem praticamente concluída a segunda temporada.

​

Em 2009, entrevista em exclusivo para a RTP Jane Goodall e David Attenborough. A primeira é a primatóloga mais prestigiada do mundo que durante 40 anos estudou o comportamento dos chimpanzés em Gombe, na Tanzânia. A entrevista foi feita na Corunha, em Espanha. O segundo, também conhecido como "Senhor Vida Selvagem", elaborou dezenas de séries sobre o mundo natural para a BBC entre dezenas de livros sobre as mesmas temáticas. "Confessou" à RTP alguns segredos, entre eles, como são afinal elaborados os prestigiados documentários sobre o mundo natural e vida selvagem por ele escritos e realizados. A entrevista a David Attenborough foi feita em Oviedo, Espanha, à margem da cerimónia de entrega do prestigiado Prémio Príncipe de Astúrias 2009, neste caso na área das Ciências Sociais.

​

Biólogo, conferencista e investigador, naturalista é também autor de um estudo científico e académico inédito em Portugal (brevemente lançado em livro) elaborado ao longo de dois anos intitulado: "Vida Selvagem em Documentário - Técnicas e estratégias de Campo".

​

Paralelamente é também autor de estudo sobre comunicação e a explicação da ciência, que vindo a divulgar em sessões para formadores, investigadores e docentes universitários.

​

Site_2_edited.jpg
bottom of page